Simplesmente Musica...

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terça-feira, 11 de maio de 2010

A musica e a interdisciplinaridade

autor: Prof. Maestro Talles Junior Fraga

Como pensar que a música é sem importância ou que tem menos valor que outra disciplina curricular? Devemos ter paciência em olhar todos os contornos dessa matéria como se fosse algo particular e de grande benefício estudantil. Alguns pontos para pensarmos assim:

1 - O aquecimento para cantar
Sabemos muito bem, os profissionais da área musical e artística, que sempre se faz necessário uma preparação para realizar uma atividade qualquer. Com a música não é diferente. As pregas (cordas vocais) devem ser estimuladas e aquecidas para serem bem utilizadas e para que produzam uma sonoridade mais perfeita e sem prejuizos à saúde vocal. Uma disciplina a qual nos reportamos é a Educação Física.

2 - Estrutura teórica
É possivel aprender sem escrever ou ler ou mesmo ouvir? Possivelmente que não! Para isso usamos de artigos, sons, simbolos, e demais coisas para ensinar aprendendo. A lingua Portuguesa é base para isto. Com ela conseguimos entender, interpretando as letras das musicas, estudando a teoria escrita etc. Uma dificuldade possivel na disciplina de Lingua Portuguesa pode ser sanada com algumas horas de boa musica e escrita musical.

3 - Escrita musical
Com a partitura musical podemos inserir algumas áreas de estudo pedagógico, tais como a Matemática e a Geometria. Numa pauta musical são colocados simbolos de valores - sonoros ou pausas - além de numerações para identificar compassos - 2/4 binário; 3/4 ternário; 4/4 quaternário - e métricas para identificar quantidade de tempo.Na regencia é importante observar os simbolos formados no ar para marcar o compasso da musica. Uma reta para exemplificar dois tempos, um triangulo para tres e uma cruz, ou um quadrado para quatro tempos.

Uma tarefa grandiosa é entender que a musica é, além das nossas expectativas, um meio que soluciona até inconscientemente problemas disciplinares.

4 - Conjunto
Um coral deve ter harmonia em suas ações. Nada pode desconcentrar o grupo. Por isso devemos nos orientar para uma cooperação entre todos do grupo, deixando de lado as panelinhas, as briguinhas e outras ações que possam desestruturar o grupo.

5 - História
Uma musica não deve ser somente cantada, da boca pra fora. Deve ser antes ouvida, estudada, pesquisada. A história de cada musica nos conta mais do que está escrito em sua letra. Um exemplo muito claro disso são as musicas do período da Ditadura Militar no Brasil. Uma musica bem feita, uma letra sem ser abrasiva, demonstrando o pesar e a dor por tanta coisa...
"Pai, afasta de mim esse cálice, pai!"
"Vou voltar, sei que ainda vou voltar... quando ouvir cantar uma sabiá...!"

Então, por estes e outros motivos podemos intervir sempre com a musica em nossas aulas. Incrementando nossos métodos para chegarmos ao melhor de nós, para construirmos o melhor de nossos estudantes.

Um bom proveito para todos nós. E viva la musica!

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